sábado, 18 de abril de 2009

Ibovespa: será que acabou o rali?


O Ibovespa encerrou o pregão de sexta-feira 17 de abril em baixa de 0,43% aos 45778 pontos. Mais uma vez testou a resistência de 46178 mas não teve forças para superá-la.
Alguns sinais negativos me levam arefletir se não ocorrerá uma realização mais prolongada no Ibovespa.
Primeiramente é a figura formada pelos dois últimos "candles". Um "harami", que ganha importância por ocorrer próximo a uma resistência. O segumdo ponto é uma divergência de baixa no MACD-H com o Ibovespa fazendo nova máxima e o MACD-H continuar com barras descendentes. O terceiro ponto é a perda de topos e fundos ascendentes do OBV, mostrando que os compradores já não estão assim tão dispostos. Para completar, alguns papéis importantes na composição do Ibovespa também ensaiam realização, principalmente a petrobrás (que já foi assunto em um post anterior e continua com possibilidade de baixa - agora mais ainda), além de bancos e telemar. O que pode segurar o índice são as siderúrgicas, que ainda não definiram se continuam subindo, e a Vale.
Segunda feira é dia de vencimento de opções e os compradores devem comandar as ações até o meio dia. Daí em diante é que a situação se define.
Suportes: 44810 (se perdido confirmará topo duplo); 44468 (MMe de 13 períodos) e 43441 (projeção do topo duplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário